sexta-feira, 29 de março de 2013

Editores LaTeX on line

Agora é tudo na nuvem, e com o espírito de colaboração. Agora não precisamos mais instalar vários pacotes e IDEs na máquina local, basta estar conectado e editar em qualquer um dos sites abaixo. Com a vantagem de compartilhar em qualquer dispositivo.


WriteLaTeX

O WriteLaTeX é um editor LaTeX online colaborativo com preview rápido integrado. Você pode ter uma conta ou usar um link gerado a partir de Create a New Paper ou Create a New Presentation. Experimente também o WriteLaTeX Tutorial.

Integrado com Google Drive e Dropbox

ShareLaTeX

O ShareLaTeX é chamado de colaboração LaTeX em tempo real. A ideia é sempre a mesma, colaboração e preview. É necessário cadastro, mas é gratuito. Existem alguns privilégios pagos também.

SpanDeX

O diferencial do SpanDeX é que ele tem controle de versões. E tambem é integrado ao DropBox, mas este recurso é pago.

Assista ao video abaixo e veja como compartilhar seu documento para que outras pessoas possam colaborar no seu projeto. O legal é que dá pra dois usuários editar o mesmo documento simultaneamente.

Assista este video: SpanDeX Overview

Após cadastrado, crie um novo projeto e para compartilhar o projeto clique em Project Settings, depois em Share project.

Após digitar o e-mail do colaborador clique em Collaborate e em Share. Pronto, seu amigo já está contribuindo com seu projeto.

Também tem um Help online que mostra a sintaxe dos principais recursos do LaTeX.

ScribTeX

ScribTeX também possui controle de versões e colaboração.

LaTeXLab

LaTeXLab é o editor LaTeX do Google Docs.

LaTeX Previewer

LaTeX Previewer é uma aplicação web criada por Troy Henderson que gera documentos LaTeX e exporta para vários formatos como EPS, PDF, PNG, SVG e SWF.

Voce também pode carregar pacotes, e também pode submeter o código em pastebin. Experimente.

JaxEdit

JaxEdit é mais uma opção.

Leia também Editores de Equações online

Leia também Editor de Tabelas on line

2 comentários:

  1. Cara, eu até penso em usar só esses online. Assim não preciso instalar nada aqui, e ainda posso modificar meus textos, esteja eu onde estiver.

    ResponderExcluir
  2. Olá... Vários links já estão quebrados e as imagens não aparecem. Seria interessante você atualizar esta postagem, pois penso que a informação aqui contida é importante ;-)

    ResponderExcluir