domingo, 19 de dezembro de 2010

ConTeXt

Atendendo a pedidos: ConTeXt

Veja também ConTeXt no wikipedia

ConTeXt é um sistema de processamento de documentos baseado na linguagem TeX, criada e mantida por Pragma ADE No site do ConTeXt você pode explorar a documentação, exemplos e dicas.

Instalação do ConTeXt:

1) Se você usa Linux, as coisas são simplificadas. No Ubuntu ou em qualquer distribuição baseada em Debian, rode o programa Synaptic e procure por "contex". Marque para instalação e instale. No processo, o Synaptic vai resolver todas as dependências para você.
2) Se você usa Windows, baixe e instale primeiro a versão mais recente da linguagem Ruby. Visite http://www.ruby-lang.org/pt/downloads/ e escolha a versão One-Click Installer, provavelmente a primeira opção para download da seção Ruby em Windows. Depois de instalada a Ruby, baixe e instale um dos seguintes programas: MikTeX ou o TexLive. Neste último caso, prefira a instalação pela internet (http://www.tug.org/texlive/acquire-netinstall.html) por ser a mais simples.
A desvantagem desses dois programas é que, para usar o ConTeXt, você terá que instalar toda uma distribuição LaTeX junta. Como ter o LaTeX por perto é sempre um excelente negócio, recomendamos um dos dois programa indicados para a utilização do ConTeXt.
3) Alternativamente para Windows, se você é corajoso, conhece e gosta de usar comandos do DOS e deseja apenas o ConTeXt instalado em sua máquina sem precisar de todos os recursos do LaTeX, siga os passos abaixo:
3.1) Baixe e instale a versão mais recente da linguagem Ruby, como indicamos acima.
3.2) Baixe e instale o pacote Context-Minimals na seção Installation and use on Windows. O pacote deve ter o nome context-setup-mswin.zip, a ser guardado em sua pasta de downloads. Após baixá-lo, é aconselhável mover o arquivo para o diretório raiz C:\ e lá descompactá-lo. Observe que será criado um diretório C:\context, no qual estará o diretório "bin" e o arquivo first-setup.bat.
3.3) Abra o Prompt de Comando (cmd.exe), entre no diretório C:\context e execute o arquivo first-setup.bat. O processo vai levar um bom tempo. Por isso, deixe o programa rodando e vá ver um pouco de televisão.
3.4) Finalizado o processo de instalação, crie no Bloco de Notas um arquivo chamado "context.bat" com a seguinte linha:

C:\WINDOWS\System32\cmd.exe /k C:\context\tex\setuptex.bat

Para usar o ConTeXt, basta dar dois cliques nesse arquivo. Uma janela de prompt de comando será aberta, aguardando suas próximas instruções.

Um manual do ConTeXt encontra-se em http://wiki.contextgarden.net/Main_Page Documentation.

Um comentário:

  1. Leiam

    http://tex.loria.fr/formats/context/LaTeX2ConTeXt.pdf

    e vejam como migrar, ou quais são as diferenças, ente LaTeX e ConTeXt. Há mais no ConTeXt do que podemos perceber à primeira vista, mas o link acima dá um bom ponto de partida.

    ResponderExcluir