segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

ConTeXt - Primeiro Texto (por Orbis Pictus)

Orbis Pictus diz:

Depois de instalado o ConTeXt, vamos testar o sistema e verificar se tudo está em ordem. Vamos assumir que você opera em ambiente Windows.
Crie um diretório com o nome "textos" dentro do diretório C:\context. De agora em diante, você vai gravar seus arquivos nesse diretório, ou seja, em C:\context\textos.
Para começar, abra o Bloco de Notas ou outro editor de texto puro e digite as seguintes linhas:

\starttext
  Olá, mundo cruel!
\stoptext

Grave esse arquivo com a extensão "tex". Para não ser "enganado" pelo seu editor de texto com o acréscimo automático e indesejado da extensão "txt" no nome de seu arquivo, acostume-se a salvá-lo com aspas duplas. Por exemplo, se você escolheu o nome "texto01" para seu arquivo, digite "texto01.tex", incluindo as aspas duplas, quando for salvá-lo em seu computador.

Agora vá ao diretório C:\context e dê dois cliques em "context.bat". Uma janela de comandos será aberta aguardando suas próximas instruções. Digite

cd textos

para entrar no diretório "textos". Digite agora

texexec texto01.tex

e aguarde o ConTeXt processar o arquivo. Se tudo correu bem, você terá gravado no mesmo diretório de "texto01.tex" pelo menos mais 6 novos arquivos, com as extensões txt, pdf, tmp, tui, tuo e mp. Abra o arquivo pdf e visualize o resultado.

Se você foi capaz de visualizar uma folha em branco com o número "1" em cima e logo abaixo o texto "Olá, mundo cruel!", parabéns! Esse foi seu primeiro texto processado com o ConTeXt.

Se você notou que caracteres estranhos apareceram no lugar do "á" da palavra "Olá", exclua o arquivo pdf com erro, acrescente \enableregime[utf] antes de \starttext e processe o arquivo novamente. O arquivo deve ser agora

\enableregime[utf]
\starttext
  Olá, mundo cruel!
\stoptext

Esse erro costuma acontecer quando usamos o editor de texto Gedit no Ubuntu, que por padrão utiliza a codificação UTF8. Essa linha, portanto, garante que os caracteres digitados no arquivo-fonte sejam interpretados também com essa codificação.

Orbis Pictus

Nenhum comentário:

Postar um comentário